Parabéns, Ray-Ban! | Portal Mosaico

Parabéns, Ray-Ban!

rayban birthday

Hoje, 31 de agosto, comemora-se o septuagésimo sexto (76) aniversário da marca italiana de óculos de sol, Ray-Ban. Marca de óculos de sol mundialmente famosa, teve seu início por decorrência do dano na visão de um piloto de teste da força aérea dos Estados Unidos,que ao retornar para Nova Iorque após uma expedição de balão, constatou o dano em sua visão, assim, visando suprir o incômodo, contratou uma famosa loja fabricante de óculos (Bausch & Lomb), para fazerem um óculos que protegessem seus olhos e que fossem elegantes.

Foi esse fato que motivou  o nome da marca, “Ray” (raio em inglês) e “Ban” (abreviação da palavra em inglês Bannish, que significa “banir”), e o surgimento do modelo Aviator, que possuia lentes verdes com proteção contra os raios infravermelhos e ultravioletas. A origem é estadunidense, mas em 1999 a Ray-ban foi comprada por uma empresa italiana, mudando a nacionalidade da marca.

Em 1952, Raymond Stegeman (designer) criou o modelo Wayfare, inspirado nos carros com traseira rabo-de-peixe, que seria referência no estilo rebelde da época, e se perpetuando até nos dias atuais com o pessoal alternativo da música e da moda.

Já o modelo Ray-Ban Clubmaster (“Clubmaster” é termo do modelo masculino e “Leading Lady” do modelo feminino, mas o modelo ficou conhecido pelo o termo masculino), foi desenvolvido em 1947 por um dono de uma empresa de óculos, sem vínculo com a Ray-Ban, e o modelo tinha o nome de “Browline”, personalidades como Malcom X, usavam esse modelo. Ele foi relançado nos anos 80 pela Ray-Ban como Clubmaster. É um modelo menos famoso do que o Aviator (o mais famoso) e o Wayfare.

Meus modelos preferidos são o Wayfare, o Clubmaster, e o Round Metal usados também por bandas de Indie rock e de Eletropop/Synthpop, como The Kills, Depeche Mode, La Roux, Hurts entre outros. Nota-se a importância da Ray-Ban na história da moda e no estilo Streetwear. Ray-Ban Wayfare e Ray-Ban Clubmaster, Ray-Ban Round Metal forever!

Imagem: Divulgação/Internet

Eduardo Salles

Jornalista; idealizador, co-fundador, administrador e editor do Portal Mosaico; colunista do site musical Rock Noize (Coluna S&S); colunista do site esportivo Vida de atleta; Advogado; Membro efetivo da comissão de Direitos Autorais da Ordem dos Advogados do Brasil secção São Paulo; Professor de Filosofia e de Sociologia. Amante do estudo do comportamento humano, além de moda, games, música alternativa e suas vertentes dos anos 80 e 90, Synthpop/Eletropop, e o atual Indie rock. Instagram: lordsalles; [email protected]

Posts Relacionados


Top