Hospedagem de e-mails Lavabit é desativado para evitar entrega de dados | Portal Mosaico

Hospedagem de e-mails Lavabit é desativado para evitar entrega de dados

snowden

O Lavabit, serviço de e-mail focado em aprimorar a privacidade de seus usuários, fechou as portas de maneira inesperada após um comunicado um tanto quanto esclarecedor de seu fundador.

Mesmo sem citar em nenhum momento o nome de Edward Snowden, Ladar Levison não poderia ter sido mais claro sobre os motivos que levaram ao fechamento da hospedagem. Em sua nota, pode-se que o fechamento se deu pela presença de arquivos de e-mail de Edward, hospedados nos servidores da Lavabit, que poderiam ser acessados caso Ladar não tomasse essa atitude.

Ele ainda disse que poderia ter virado cúmplice dos crimes de Snowden se continuasse a operar a empresa e não entregasse tais arquivos. A Lavabit é a primeira companhia que opta por encerrar suas operações ao invés de entregar os dados de um de seus usuários em situações envolvendo a Corte americana, mas com certeza não foi a primeira a ser impedida de comentar o caso abertamente.

Abaixo o comunicado de Levison:

Caros usuários,
Fui forçado a tomar uma difícil decisão: me tornar cúmplice de crimes contra o povo americano ou deixar para trás quase dez anos de um árduo trabalho ao desligar o Lavabit. Após muito pensar, decidi suspender as operações. Gostaria de poder compartilhar legalmente com vocês os eventos que me levaram a essa decisão. Não posso. Acredito que vocês merecem saber o que está acontecendo – a primeira emenda supostamente garante a minha liberdade de falar em momentos como este. Infelizmente, o Congresso aprovou leis que dizem o contrário. Da forma como as coisas estão atualmente, não posso compartilhar minhas experiências das últimas seis semanas, mesmo que tenha pedido duas vezes para fazer isso
O que vai acontecer agora? Nós já começamos a preparar os papeis necessários para continuar lutando pela Constituição em uma Corte. Uma decisão favorável permitirá que eu reviva a Lavabit como uma empresa americana.
Esta experiência me ensinou uma importante lição: sem ação do congresso ou forte precedente judicial, eu recomendaria fortemente que ninguém confie seus dados privados a uma empresa com laços físicos nos Estados Unidos.

Sinceramente,
Ladar Levison
Proprietário e operador, Lavabit LLC
Defender a constituição é caro! Ajude-nos doando ao Fundo de Defesa Legal da Lavabit aqui.

É estranho observar que a quebra de privacidade, motivo pelo qual Edward é considerado inimigo dos Estados Unidos, tenha causado o fim do trabalho de um homem que justamente tentou proteger o que o governo americano parece menosprezar.

Imagem: Reprodução/Internet

Posts Relacionados


Top