As influências do cenário alternativo | Portal Mosaico

As influências do cenário alternativo

10168484_827998490547202_530730088_n

Cada vez mais as músicas do cenário alternativo estão carregadas de citações de obras literárias, cinematográficas, entre outras. Você se depara com uma série de referências expostas de maneira sutil, mas que mostram um pouco dos gostos e da personalidade de quem as produziu.

Ao escutar a faixa United States of Eurasia do álbum “The Resistence” do Muse vemos uma clara alusão, tanto em seu título quanto em sua letra, à grande obra de George Orwell “1984” (que pessoalmente falando é um dos melhores livros que já li) e, quem diria também que a renomada banda britânica Arctic Monkeys colocou em uma de suas obras uma menção um tanto quanto nerd na musica “505”. A música inclui em um de seus trechos uma inserção de órgão da trilha sonora do filme “O Bom, o Mau e o Vilão” de 1966 que conta com a presença do rei dos filmes de faroeste Clint Eastwood.

O legal é perceber como os gostos dos artistas e bandas em geral afeta o jeito com que se produz suas obras. Com o grande fluxo de material saindo a cada dia, essas referências tendem a ficar cada vez mais presentes no contexto musical, de maneira que muitas vezes faz o fã se sentir mais próximo de seu ídolo.

Texto: Matheus Dekker

Imagem: Matheus Dekker


Top