Dispositivo converte ondas magnéticas em energia elétrica | Portal Mosaico

Dispositivo converte ondas magnéticas em energia elétrica

ondas

Um dispositivo criado por estudantes da Duke University promete converter todo tipo de onda magnética ao nosso redor em energia elétrica utilizável em aparelhos comuns do nosso dia-a-dia.

Projeto dos alunos Allen Hawkes e Alexander Katko em cooperação com o professor e pesquisador-chefe Steven Cummer, o dispositivo pode captar energia de qualquer tipo de onda, sejam elas advindas de roteadores wi-fi, antenas celulares e até mesmo satélites.

A eficiência energética do aparelho chega a 37%, nível equiparável aos atingidos pelos painéis solares, e atualmente pode gerar 7.3V de energia elétrica, enquanto a maioria dos dispositivos USB mais recentes demandam somente 5V para funcionar. Espera-se que a eficiência aumente ainda mais conforme os estudos avançam.

metamaterial-power-harvester-0

 

Alexander Katko, entre as diversas aplicações, cita a possibilidade de acoplar o dispositivo a telefones celulares, permitindo que ele se recarregue infinitamente, recebendo energia das ondas às quais ele é submetido diariamente. Os pesquisadores afirmam que, com certas modificações na tecnologia empregada, seria possível coletar energia através das torres de celular ou satélites, fornecendo eletricidade para regiões afastadas.

Confesso que estou animado com a possibilidade de me livrar dos fios de energia, até agora a única barreira para um aparelho realmente sem-fio. É uma tecnologia promissora, sem dúvida.

Imagem: Divulgação/Internet


Top