Conheça Unturned: O indie de sobrevivência free-to-play que já tem milhares de jogadores ativos!

unturned23

Indie games, ah indie games… Se não fosse por estas pequenas (e tão importantes) produções ainda estaríamos sujeitos aos lançamentos monótonos atuais da grande industria digital. São diversos jogos AAA, blockbusters, grandes produções, milhares de dólares em publicidade, jogos que dão as caras meses aqui, meses ali, e  (apesar de a maioria serem muito bons) quase nunca inovam de verdade. São muitos RPGs, shooters em primeira pessoa, em terceira pessoa e aventura, às vezes algum de estratégia em tabuleiro e por aí vai.

FC4_E3-2014-screenshot02_147951
Far Cry 4, Ubisoft (2015)

Mas conforme o tempo foi passando, se tornou muito (muito mesmo) mais acessível ferramentas e kits de desenvolvimento. Muitos deles gratuitos e outros mais baratos para desenvolvedoras com baixo orçamento. A ideia dos jogos independentes é criar um jogo leve, dinâmico, intuitivo e principalmente divertido. Foi assim que os pioneiros Slender Man e Minecraft vieram e serviram de base para a maioria dos jogos independentes até hoje. Com isso, naturalmente, apareceram vários clones desses jogos, com preços menores e alguns até gratuitos.

Porém existe outro fator que vem alterando com o tempo a identidade de grande parte dos jogos independentes: a qualidade gráfica.

É muito comum atualmente vermos um jogo independente, criado por alguma pessoa ou por uma equipe de baixo orçamento, e com gráficos atuais de sétima geração (vide The Forest). Os atuais kits de desenvolvimento (mesmo os gratuitos) são de alta qualidade e se utilizado da maneira correta podem resultar em um jogo com belos visuais. Apesar de todos esses atributos positivos, os jogos independentes perderam parcialmente a sua essência inicial, que era ser um jogo mais acessível a todos, por não possuírem altos requerimentos de configuração do PC.

Birdhand
The Forest, Endnight Games (2014)

Depois desse mini-artigo sobre a importância e evolução dos jogos independentes, façamos jus ao titulo da matéria, pois lhes apresento um jogo independente totalmente grátis de sobrevivência em mundo aberto capaz de rodar em qualquer PC: Unturned.

Pois é caros leitores, de tanto que eu mencionei ‘inovação’ nessa matéria, acreditem, Unturned não traz absolutamente nada de novo! O diferencial deste jogo, é que ele consegue ser divertido e rodar em quase todos os PCs, já que para muitos, os requerimentos de sistema devido aos belos gráficos tem se tornado altos.

Unturned é um jogo com a essência de DayZ (um jogo de sobrevivência pós-apocalíptico de zumbis) e arte gráfico de Minecraft. Para os caros leitores que não conhecem DayZ, não se preocupem, pois em breve farei um artigo sobre a importância dos mods, e o citarei de forma mais detalhada.

unturned
Interface inicial de Unturned

O jogo atualmente possui apenas dois mapas, um com centros urbanos e fazendas, e outro em um campo apenas, sem contato com civilização. Os mapas são extremamente grandes e relativamente detalhados, com animais vagando pelo pasto (porcos e veados) e cachorros pelas ruas das cidades. O personagem possui um sistema de saúde, que diminui conforme ferimentos, fome, que se recupera encontrando comida pela cidade, sede, que se recupera encontrando alimentos líquidos (água, suco, etc…), risco biológico que aumenta conforme você é ferido por zumbis ou quando ingere alimentos estragados e pode ser recuperado através de seringas com vacinas e remédios,e stamina, que desce conforme você corre e pula, e é recuperado andando apenas ou ficando parado.

UNTURNED1
Screenshot da paisagem natural do jogo à noite e o HUD representativo.

Unturned também conta com um arsenal bélico de 21 armas de fogo e 13 armas brancas, sendo as de fogo customizáveis com tipos de mira e acessórios, e todas elas são encontradas pelo mapa randomicamente e algumas apenas em bases militares ou prisões. O jogo também possui um sistema violentamente grande e complexo de crafting (criação de itens), com mais de 130 possibilidades(!), dentre elas armas e itens de saúde.

uzy
Screenshot de uma MP5 in-gaming.

O jogo possui um tutorial bem explicativo e intuitivo, um modo single-player (solo, offline), com 3 dificuldades (tendo uma quarta e mais difícil que é liberada caso você adquira uma conta premium permanente por R$10,00), os 2 mapas já citados, e um modo multiplayer através de servidores caseiros com ou sem hamachi (confira alguns servidores aqui). O jogo ainda está em versão alfa, portanto ainda não possui servidores dedicados, que provavelmente sairão em alguma atualização posterior. Diariamente são lançadas atualizações (realizadas automaticamente pela Steam) para combater aos hackers, já que por ser um jogo novo e free-to-play, ainda há uma quantidade relativamente grande de jogadores trapaceiros. Já que o jogo possui um mapa relativamente grande, e uma barra de stamina pequena que deve ser bem administrada, é possível encontrar veículos nas cidades e dirigi-los livremente pelo mapa. O veículo possui um sistema no qual se ele for batido ou atingido diversas vezes ele quebra, e um sistema de gasolina, a qual pode ser re-enchida  através de galões de gasolina encontrados pelo mapa.  É possível carregar apenas quatro itens com o personagem, e encontrando uma mochila ele pode carregar mais.

unturned3
Sistema inicial habilidades e carregamento de itens.

Além de tudo isso, o jogo ainda possui um leve traço de RPG, através de pontos de habilidade. Conforme você mata zumbis, você ganha pontos de habilidade. Esses pontos podem ser distribuídos em alguns atributos que melhoram a condição do seu personagem, como saúde e stamina. O seu personagem ainda pode ser customizado por sexo, cabelo, cor de cabelo e cor de pele.

Pois é, é um jogo independente, grátis para jogar, porém as surpresas não param por aí: O jogo foi desenvolvido por apenas uma pessoa, Nelson Sexton, um jovem de 16 anos!

Se você tem um PC com configurações baixas, Unturned é um jogo que não pode faltar na sua biblioteca, pois a experiência de joga-lo é muito próxima a de grandes jogos como DayZ e Infestation: Survivor Stories. O jogo está disponível gratuitamente na Steam, onde basta você ter uma conta e a Steam baixada no seu PC, além de míseros 200 mb disponíveis no seu disco rígido.

Pegue o seu guia de sobrevivência, suprimentos e boa sorte!

Imagens: Divulgação/Internet

Pablo Camargo

Atualmente cursando faculdade de Comunicação Social (Jornalismo), fã de Rock/Metal e seus subgêneros, gamer desde pequeno e aficionado pela industria de video games em geral.

Posts Relacionados

Top